quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Entidade entra com ação contra Band e Boris Casoy por comentário sobre garis

Publicado em: 07/01/2010 12:28
Por Thiago Rosa/Redação Portal IMPRENSA

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Fenascon) entrou com uma ação civil pública contra a Band e o jornalista Boris Casoy, por comentário recente envolvendo garis. O pedido judicial foi impetrado na última quarta-feira (6), no fórum João Mendes, localizado na região central da capital paulista.

A ação surge em resposta ao comentário do âncora da emissora, realizado na última quinta-feira (31), às vésperas de réveillon. Durante a exibição do "Jornal da Band", foi veiculada uma mensagem de felicitações de ano novo, protagonizada por dois garis. Em seqüência, o áudio do microfone vazou e tornou público um comentário de Casoy.

"Que m****...dois lixeiros desejando felicidades...do alto de suas vassouras...dois lixeiros...o mais baixo da escala de trabalho", disse o apresentador. Um dia depois, após intensa repercussão, Casoy pediu desculpas pela declaração.

Segundo o advogado Francisco Larocca, que representa a entidade, entre esta quinta-feira (7) e a próxima sexta-feira (8) devem ser impetradas duas outras ações coordenadas pelo sindicato estadual dos profissionais de limpeza (Siemaco), contra a emissora e o jornalista. Larocca informa que uma das ações será de ordem criminal, tomando como base possível prática de preconceito do apresentador contra os dois garis do vídeo.

"É lamentável que isso ocorra contra uma categoria que faz um trabalho essencial para a sociedade, que faz a limpeza, ajudando a evitar enchentes e é muito bem quista pela sociedade", declarou o advogado, repudiando a declaração do jornalista. "Foi de uma irresponsabilidade muito grande. Tem que haver reparação".

De acordo com Larocca, os valores de indenização pedidos na ação não foram passados à Justiça. Em contrapartida, a Fenascon, por meio do advogado, entregou dados sobre o número de trabalhadores da categoria em atividade no país, que respondem por cerca de 360 mil pessoas no país. Com base nas informações, o ressarcimento, caso seja decidido judicialmente, será revertido para o fundo de assistência dos trabalhadores de limpeza.

Segundo o site R7, a assessoria da Band informou que só se manifestará no momento em que for notificada judicialmente.

Fonte:www.portalimprensa.com.br

Nenhum comentário: