"A felicidade não vem para nós como um presente ou um sentimento, felicidade é você que constrói, basta querer ser feliz!"
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
A briga dos reality-shows
Globo, Record e SBT disputam a preferência dos espectadores com suas atrações.
Por Bárbara Sacchitiello
26 de Janeiro de 2010
Desde a segunda semana de janeiro, Globo, Record e SBT enfrentam-se em uma disputa inédita. É a primeira vez que as três emissoras mantêm no ar, simultaneamente, os reality shows que são grandes apostas de sucesso de suas grades: Big Brother Brasil 10, A Fazenda e Solitários, respectivamente.
Nesses primeiros dias de disputa, a participação das três emissoras na audiência vem sendo relativamente equilibrada. Em sua décima edição - e considerado o reality mais bem-sucedido da TV brasileira -, o BBB saiu na frente.
Embora o reality apresentado por Pedro Bial tenha uma audiência superior, os dados do Ibope desta décima edição são bem mais modestos do que os das temporadas anteriores. Em sua primeira semana, o BBB conseguiu uma média de audiência de 28 pontos (cada ponto corresponde a cerca de 60 mil domicílios ligados na Grande São Paulo) - a pior marca da estreia de todas as edições da atração. No primeiro dia de eliminação - o conhecido "paredão" - ocorrida no dia 19, o programa alcançou a média de 30 pontos, sua maior pontuação desde a estreia, porém ainda baixa para um programa que é um dos maiores sucessos comerciais da TV e que já entrou no ar rendendo R$ 67,5 milhões à Globo em contratos de patrocínio.
Novela e Roça
Algumas análises de audiência apontam que o principal rival do BBB está dentro da própria grade da Globo. A novela Viver a Vida, que antecede o reality, vem contabilizando baixos índices de audiência para uma trama do horário nobre, o que poderia prejudicar o programa seguinte. Segundo os últimos resultados do Ibope, Viver a Vida raramente ultrapassa a média dos 32 pontos de audiência. Para efeito de comparação, a média dos últimos capítulos da novela Caminho das Índias - que antecedeu a atual trama de Manoel Carlos - foi de 55 pontos.
Além disso, os pontos de audiência que estão faltando no BBB podem ter migrado para a concorrência. Nesse mês de janeiro, a Record exibe as últimas semanas da segunda edição de A Fazenda, reality que colocou no ar no mês de novembro. Embora tenha se tornado palco para uma grande quantidade de ações de merchandising, a segunda temporada da competição rural não repetiu, em audiência, o sucesso da primeira. Em janeiro, o reality vem conseguindo uma média de 9 pontos durante a semana.
Se a briga entre Record e Globo já era grande, ela ganhou um tempero especial com a estreia do reality Os Solitários, do SBT. Apostando em um formato oposto à experiência de convivência em grupo, a emissora selecionou nove participantes para passar os dias isolados em uma cabine, sem contato com ninguém, submetidos a provas de resistência física e mental.
Exibido às segundas e quintas-feiras na faixa das 22h, o reality conseguiu dobrar a audiência que a emissora tinha no horário, marcando uma média superior a 8 pontos no Ibope. Para promover o programa, o SBT também disponibiliza trechos da atração em sua página na internet e veicula informações atualizadas da rotina dos participantes.
Fonte: www.mmonline.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário